As doenças oculares mais frequentes nos cães são: catarata, úlcera de córnea, glaucoma, olho seco e conjuntivite.
Catarata – é uma doença que pode deixar o cachorro cego. Ela surge lentamente e ocorre uma opacidade nos olhos. A causa pode ser genética ou em consequência de outras doenças, como a diabetes. Para tratamento é recomendado cirurgia.
Úlcera de córnea – a doença se manifesta com feridas na córnea, excesso de secreção e intensa coceira nos olhos. Entre suas causas estão traumas e até o posicionamento dos cílios do animal. O tratamento é feito para a cicatrização das úlceras.
Glaucoma – também chamada de hipertensão ocular por se caracterizar pelo aumento da pressão intraocular. Pode levar o cão à cegueira quando não tratada. Os sinais são inflamação e aumento do globo ocular.
Olho seco – ocorre quando há uma diminuição na produção de lágrimas. Não há cura e o tratamento será necessário por toda a vida do Pet com uso de colírios.
Conjuntivite – vermelhidão e lacrimejamento nos olhos caracterizam esta doença causada por um vírus. Higienização e tratamento adequado indicado pelo veterinário resolvem o problema.