Marcovet

Doenças gastrointestinais em cães, fique por dentro e proteja o seu amigo de patas

Os cães podem ter doenças gastrointestinais por diversas razões como por exemplo, ingestão de alimentos nocivos, hipersensibilidade a alguns componentes, presença de parasitas, vírus, bactérias, alergias e até mesmo estresse.

Entre as principais doenças gastrointestinais nos cachorros estão:

Gastrite: provocada por uma rotina alimentar inadequada, pode ser evitada com uma alimentação equilibrada e adequada à idade do animal. Os sintomas são: vômito, dores abdominais, falta de apetite, perda de peso e diarreia.

Pancreatite canina: alimentos gordurosos são as principais causas da doença. Os sinais mais comuns são: febre, falta de apetite, dor abdominal e ofegância.

Gastroenterite: é uma doença que pode ser adquirida de forma viral, bacteriana e até mesmo por intoxicação ou inflamação. Entre os sintomas estão: vômitos, diarreia, falta de apetite, fezes com sangue.

Colite canina: muito comum em animais na fase adulta é resultado da inflamação da mucosa intestinal do animal. Os sintomas mais recorrentes da doença são presença de muco ou sangue nas fezes, diarreia, perda de peso e desidratação.

Giárdia: causada por um protozoário que age na corrente sanguínea, a giárdia em cães ocorre a partir do contato direto com as fezes de um animal contaminado. Causa vômito, apatia alimentar, diarreia com sangue, mal-estar, queda nos pelos, gases e desidratação.